Skip to main content
O que é?
Como é feita?
Etapas
Para quem é indicada?
Quando deve ser feita?
Bancos de sêmen

Maternidade ou Paternidade Independente: o que é?

A produção independente é uma alternativa para mulheres que desejam engravidar sem um parceiro do sexo masculino ou para casais homoafetivos que desejam ter filhos. Assim, a gravidez é possível por meio da doação de sêmen através das técnicas de reprodução assistida como a inseminação intrauterina e fertilização in vitro.

O doador de sêmen pode ser anônimo, de um banco de sêmen, ou de um parente de até 4º  grau.

Independente do tratamento, não ter um parceiro não impede que as mulheres tenham filhos.

Como é feita?

Na inseminação artificial o sêmen escolhido é preparado em laboratório e injetado na cavidade uterina e espera-se que a fecundação aconteça de maneira natural.

Na fertilização in vitro, o óvulo é fecundado por um espermatozoide em laboratório e transferido para o útero da paciente.

Casais homoafetivos formados por mulheres podem realizar a gestação compartilhada. Isso significa que uma das parceiras pode doar os óvulos e a outra receberá o embrião formado com o sêmen do doador.

No caso de homens ou casais homoafetivos formados por homens, a produção independente pode ser feita por útero de substituição de uma familiar até 4º grau (mãe, irmã, avó, tia, sobrinha ou prima). Nessa técnica, o óvulo doado é fertilizado com o sêmen do homem ou de um dos membros do casal e, após a fecundação, o embrião é transferido na mulher que cederá o útero para a gestação.

Etapas

Todo tratamento de reprodução assistida deve ser individualizado.

Inicialmente, ocorre uma avaliação da saúde reprodutiva por meio de exames clínicos, laboratoriais e ultrassonografias. Os resultados dos exames indicarão qual o melhor tratamento a ser realizado para cada caso.

Para quem é indicada?

A produção independente é indicada para mulheres e homens que não estão ou não querem esperar para estar em um relacionamento para ter filhos e ainda para casais homoafetivos formados por mulheres ou homens.

Quando deve ser feita?

A produção independente pode ser feita quando não há ou não se deseja a participação de um parceiro do sexo masculino ou parceira do sexo feminino para gerar uma gravidez ou quando casais homoafetivos desejam e decidem ter filhos.

Bancos de sêmen

No Brasil contamos com bancos nacionais e internacionais, que possuem suas particularidades de prazos de entrega, exames e informações de doadores.

O mais importante é que a paciente ou o casal entenda a importância da avaliação e escolha adequada de um doador e estejam seguros dessa decisão.

Na InVentre contamos com uma equipe de especialistas que apoia e esclarece as dúvidas de todos os pacientes com cuidado e acolhimento.

Quer saber mais sobre o banco de sêmen? Entre em contato com nossa equipe.

Dúvidas frequentes sobre produção independente

São divulgadas informações sobre o doador de sêmen?

O banco de sêmen é formado por doadores voluntários, anônimos e sem remuneração.

Nos bancos de sêmen internacionais é possível ter acesso a fotos dos daodores e obter informações sobre características físicas, doenças hereditárias, tipo sanguíneo, profissão, etnia, religião e hobby do doador.

Existe a chance de gravidez múltipla?

Sim. Os casos de gravidez múltipla são mais frequentes em gestações por técnicas de reprodução assistida devido à quantidade de embriões transferidos.

É possível escolher o sexo do bebê?

Não. A legislação brasileira proíbe essa prática, com exceção em casos que possuam doenças com heranças genéticas já conhecidas ligadas ao sexo, como fibrose cística e hemofilia, por exemplo.

Crianças geradas por produção independente são registradas normalmente?

Sim. Os cartórios devem realizar normalmente o registro de crianças geradas por meio de técnicas de reprodução assistida.

Ainda tem dúvida?

Você pode entrar em contato conosco através dos meios abaixo:
1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

CONTATO

Entre em contato através dos telefones abaixo e tire as suas dúvidas. Será um prazer falar com você!

ATENDIMENTO

Segunda a sexta-feira das 7h às 19h e aos sábados das 7h às 13h.

NEWSLETTER

Cadastre-se e receba o nosso conteúdo informativo no seu e-mail.

1 Step 1
keyboard_arrow_leftPrevious
Nextkeyboard_arrow_right
FormCraft - WordPress form builder

Inventre Centro Avançado de Medicina Reprodutiva – CNPJ: 27.964.397/0001-98

Venha conversar conosco

R. das Pitangueiras, 187 – Jardim, Santo André – SP, CEP: 09090-150